O Grupo IMPRESA foi alvo de um ataque informático no dia 02 de janeiro de 2022, que afetou vários websites e ferramentas de trabalho. Nomeadamente do jornal Expresso, que nesta semana celebra 49 anos de existência.
Com isto, além de todas as diligências para reduzir os danos e identificar os hackers, era urgente continuar a informar os leitores e manter o direito à liberdade de informar.
O jornal Expresso manteve-se em folha e tinta e página a página, mas uma das consequências imediatas foi, sem dúvida, a impossibilidade de os jornalistas acederem às ferramentas de trabalho digitais e partilhadas. E é aqui que se nota o impacto e a força de uma equipa unida — voltou a fazer-se um jornal como antigamente, à mão — ver vídeo no Instagram.
Parabéns ao jornal Expresso pela atitude de continuar a produzir e a publicar, em papel e no vosso website provisório, mesmo após este infortúnio. Pode falhar-nos tudo, seja qual for a razão, mas se não nos falham as pessoas, o propósito e o querer, continuamos a fazer com alma.