No products in the cart.
Ser freelancer em Portugal não é fácil. Com ser freelancer não nos referimos apenas a designers ou nómadas digitais, mas ao prestador individual de qualquer tipo de serviços, tal como um carpinteiro, um contabilista ou um terapeuta. No Feito com Alma chamamos-lhe Profissional Independente.
A verdade é que existe uma certa romantização quanto à vida de um freelancer (ou profissional independente), mas a verdade é que construir uma estrutura sustentável sozinho pode ser bastante duro.
No Feito com Alma queremos valorizar os profissionais independentes porque sabemos as dificuldades com que encaram e porque, sobretudo, sentimos que há lacunas no que toca à comunicação e à captação de novos clientes.
É preciso perceber que uma relação de trabalho requer dedicação, tempo e quanto mais completos formos na criação do ecossistema em que esta relação se insere, melhor. Por isto, queremos dar-vos algumas dicas para melhor criar este ecossistema e para comunicar como freelancer em Portugal.
1. Estar e ser presente
Estar presente significa criar presença. Há que perceber onde está o seu cliente e estar lá com ele. Ser presente significa dar relevância a esta presença e comunicar um tema relevante para o cliente.
Isto pode passar por criar perfis em redes sociais, como Instagram, Facebook ou TikTok, participar em eventos ou criar um website.
2. Participar na comunidade
Uma empresa ou uma marca fazem parte de uma comunidade, ainda que sejam entidades, literalmente, sem cabeça, tronco e membros. O mesmo acontece de forma um pouco menos distinta com os profissionais independentes.
Muito do que se é enquanto pessoa passa para aquilo que se faz. Mas se é um pouco tímido, talvez faça sentido trabalhar esse ponto e tentar mostrar-se ou participar mais. Uma boa opção pode passar por criar perfis em plataformas que divulgam profissionais, como o Feito com Alma, a Zaask e outras.
3. Mostrar trabalho ou portfólio
Muitas vezes, contratamos pessoas ou freelancers em Portugal por sabermos que fizeram um bom trabalho com um amigo ou conhecido nosso. É “aquela pessoa de confiança”.
Mas nem sempre conseguimos encontrar alguém que nos é recomendada. Começar a mostrar o seu bom trabalho, através de um portfólio online, da presença em plataformas como o Feito com Alma, ou de uma apresentação que possa ser enviada, pode ser uma boa forma de mostrar histórico, estrutura e variedade nas suas competências.
4. Dizer "Olá!" ao Google
O Google é, atualmente, um dos maiores motores de pesquisa existentes. Todos conhecemos o Dr. Google ou a expressão “Google it”, como quem diz: vai ao Google e encontrarás a resposta.
Configurar o perfil de Empresa no Google (Google Business) é dizer a este grande “senhor” das respostas que há mais uma resposta a ter em conta quando alguém pesquisar e lhe for perguntar. 🙂
5. Ser paciente, consistente e persistente
Esta é, provavelmente, a maior dica de todas. Uma estrutura e um negócio não se constroem de um dia para o outro e, por vezes, a frustração pode querer vencer-nos.
Há que beber um café pela manhã juntamente com uma dose valente de fé e paciência, para nos mantermos persistentes e consistentes ao longo do caminho.
No Feito com Alma queremos valorizar quem presta um serviço de forma independente, o seu trabalho e dedicação, ajudando a potenciar a sua presença online e a divulgar os seus serviços. Contacte-nos. 🙂