Como começou a MINERAL Organic Crafts?
A MINERAL Organic Crafts surgiu de forma quase espontânea, na sequência do trabalho que já desenvolvíamos, há alguns anos, na área da decoração de charme para eventos. Há algum tempo que vínhamos a estudar a possibilidade de criarmos uma linha própria de lembranças, mas nunca tinha havido tempo ou oportunidade para explorar estas ideias que pairavam no ar.
O primeiro confinamento causado pela pandemia de Covid-19 foi a oportunidade perfeita para transformar as ideias em objetos reais e, assim, confinados em casa, iniciámos esta aventura.
Numa primeira fase, o meu grau de envolvimento (Cláudia) na MINERAL Organic Crafts era muito superior ao do Paulo, que naquela altura ainda não via o potencial da marca a 100%. Apesar disso, esteve sempre ao meu lado a dar-me todo o apoio necessário para prosseguirmos com este sonho. Até que em janeiro de 2022 se juntou a mim a tempo inteiro.

Como é o vosso dia-a-dia?
O nosso dia-a-dia é sempre diferente e é isso que torna esta atividade ainda mais especial e apaixonante. A gestão de uma marca acarreta inúmeros desafios, desde a produção puramente dita — que envolve a elaboração das peças, os acabamentos, o embalamento e a expedição — a outras áreas como a contabilidade, a presença em eventos, reuniões de networking e parcerias, investigação e desenvolvimento de novos modelos, entre outros.
Os dias são bastante preenchidos e geralmente as horas de cada dia são insuficientes para conseguirmos fazer tudo aquilo que gostaríamos! A capacidade humana é limitada e temos de saber lidar com esse handicap de forma natural… É um exercício que temos vindo a fazer, sobretudo através de um planeamento das operações cada vez mais rigoroso.
Qual é a tarefa que menos gostas de fazer? E aquela de que mais gostas?
A tarefa que menos gosto de fazer é limpar, porque acho sempre que me rouba o tempo que poderia estar a investir noutras tarefas ligadas à produção. No entanto, é vital que tenhamos um espaço de trabalho limpo e organizado, sendo essencial alocarmos uma parte do nosso dia a essas funções de manutenção.
A tarefa que mais gosto de fazer é criar, produzir, colocar as “mãos na massa” e desenvolver novos modelos, misturando matérias-primas, e criar storytelling em torno de cada peça da MINERAL Organic Crafts, introduzindo no mercado propostas de valor diferenciadoras.

Qual foi o testemunho de cliente que mais vos marcou?
Ao longo destes dois anos tivemos a oportunidade e a bênção de sermos acarinhados de várias formas pelas pessoas que se vão cruzando connosco e com a marca. O perfil no Google e as redes sociais (Facebook e Instagram) da MINERAL Organic Crafts têm alguns testemunhos muito bonitos e que nos enchem o coração, mas há duas situações que posso destacar.
A primeira foi a de uma cliente que nos escreveu o seguinte: “nunca encomendei nada tão bonito na vida”. Esta mensagem emocionou-me especialmente pela força da expressão escolhida.
Outra passagem é a de uma cliente que, no ano passado, no Dia da Mãe, me pediu uma peça especial para colocar no jazigo da mãe e me mandou fotografias. É caso para dizer que a imagem vale mais do que mil palavras e esta conseguiu emocionar-me e levar-me às lágrimas.
Há alguma história engraçada que nos possam contar?
Não temos assim uma história tão engraçada que possa fazer o leitor rir. No entanto, temos bons registos e prémios recebidos até à data — ganhamos o prémio APCC 2022, em concurso com mais de 99 startups, e já participámos em feiras internacionais, como a Maison & Objet (em Paris) e a Tortona Design Week (em Mlão).