Saldos e promoções no artesanato? Não fazemos.

No Feito com Alma não fazemos promoções, não criamos cupões ou códigos de desconto nem entramos em saldos. Não o fazemos por respeito e por identidade.

Já é muito comum vermos, em certas alturas do ano, lojas em saldos ou encontrar, nos fins de coleção, produtos em promoção. Encaramos com estas oportunidades no comércio tradicional, nas grandes lojas de fast-fashion e, até, nos supermercados.

Apesar de a promoção não fidelizar e de trazer sempre um cliente que estabelece uma relação mais fraca com a marca, não rejeitamos as vantagens que podem trazer estas reduções de preço. Dar ao produto um sentido de urgência na sua compra permite escoar stock e não descartar produto ainda bastante válido — como é o caso das frutas, dos iogurtes e muito mais.

Contudo, no Feito com Alma definimos uma estratégia de preço sem promoções ou saldos. E até já foram vários os produtores que nos questionaram: quando fizer uma promoção como é que isso se aplicará na venda do meu produto?

Saldos ou promoções: por que não?

O Feito com Alma é um mercado online de pequenos produtores, composto essencialmente por produtos locais, originais e feitos essencialmente à mão. Na nossa identidade e posicionamento definidos, o produtor, enquanto pessoa e “mãos que trabalham”, sempre teve o papel principal — é a ele que devemos toda a essência do produto, que é feito com alma.

Queremos atrair o cliente que admira tanto o produto como o produtor se orgulha de o ter feito. Só assim garantimos um ciclo de valorização (...).

Estas são as primeiras razões pelas quais não aplicamos descontos nem temos saldos: identidade posicionamento. Queremos incluir no mercado produtos com essência e produtores que se dedicam. Da mesma forma, queremos atrair o cliente consciente da sua compra e que prefere o artesanal ao comercial; que dá o devido valor a quem produz artesanalmente e que admira tanto o produto como o produtor se orgulha de o ter feito. Só assim garantimos um ciclo de valorização que sentimos ser tão necessário.

Por outro lado, e em muito relacionado com o ponto anterior, por respeito. Por respeito ao produtor que se dedica a 100% ao seu negócio, com todos os altos e baixos, que faz cada produto com as suas mãos, transferindo-lhe toda a dedicação.

Fazer descontos ou promoções é, muitas vezes, colocar a faturação no centro da equação. E com isto não dizemos que a faturação não é relevante, pois é a métrica que define o sucesso continuado do negócio, mas quando se “perde o norte à meada”, perde-se, muitas vezes, o brio, a dedicação e a alma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Menu

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter para receber as novidades mais autênticas do mercado. Prometemos não ser maçadores. 😉

A submissão deste formulário não cria uma conta no Feito com Alma. Para criar uma conta deverá fazê-lo em Registar Conta.

Ao clicar no botão “Enviar” confirmo que li e aceito a Política de Privacidade e de Cookies.