Depois das asneiras do fim-de-semana, as promessas para uma rotina mais saudável voltam. Mas lá para quinta-feira, com o cansaço acumulado, surge o primeiro deslize. Como este plano de rotina falha sempre, fomos pedir umas dicas a uma nutricionista para que regressar ao trabalho não seja doloroso.
Uma rotina de pequenos objetivos
A mudança de rotina quer-se duradoura, portanto vai ser uma experiência longa. Alterar todos os hábitos de um dia para o outro só vai gerar caos e ansiedade, sejam hábitos alimentares, de exercício ou de autocuidado.
Assim, a dica da nutricionista Jacinta Mendes é: procure definir pequenos objetivos, que sejam reais para si e concretizáveis num curto ou médio espaço de tempo. Quando interiorizados, ou concretizados, desafie esses mesmos objetivos ou defina novos.
Organização é a chave
Se o foco da sua rotina é o trabalho, organize os horários das refeições de acordo com isso. Se tem horários definidos, planeie e prepare os lanches para esses momentos para não ficar longos períodos de tempo sem comer. E mesmo que não tenha um horário definido, é importante garantir espaço no seu dia para as refeições.
A rotina mais difícil para muitos: beber água!
Se há pessoas que não passam sem uma garrafa de água por perto, outros só bebem água nas refeições. Segundo a Jacinta, devemos beber entre 1,5L a 2L de água por dia. E uma dica para quem não gosta de água: introduzir chás ou infusões, sem açúcar, na rotina. Sempre será mais interessante e divertido beber água!
Frutas e legumes: o truque
Incluir frutas, legumes e verduras na rotina alimentar é uma dica fundamental! Ao implementar este pequeno cuidado, vai aumentar o consumo de fibra, assim como de vitaminas e minerais, trazendo mais saciedade e ajudando na “eliminação” mais eficaz dos excessos cometidos, por exemplo, nas férias.
Já tem rotina de exercício?
Se não faz exercício de todo, este pode ser um dos pequenos objetivos a implementar. A ideia é gastar energia e promover o desenvolvimento da massa muscular. Sem querer entrar a pés juntos ao criar uma rotina diária de exercício físico, comece com 1 dia por semana e vá aumentando. Faça, por exemplo, uma caminhada.
Se já faz exercício regularmente, vá aumentando o ritmo progressivamente e intercale atividades cardiorrespiratórias com treinos de força.
Estas são 5 simples dicas que a Jacinta aconselha a todos aqueles que queiram criar uma rotina mais saudável ou recuperar de um período longo de menor consistência. Mas se é a motivação e o compromisso que lhe falha, fale com a Jacinta. Certamente poderá ajudá-lo a criar uma rotina totalmente adequada e personalizada a si.