5 dicas para uma rotina saudável que não falha às quartas-feiras

Depois das asneiras do fim-de-semana, as promessas para uma rotina mais saudável voltam. Mas lá para quinta-feira, com o cansaço acumulado, surge o primeiro deslize. Como este plano de rotina falha sempre, fomos pedir umas dicas a uma nutricionista para que regressar ao trabalho não seja doloroso.

Uma rotina de pequenos objetivos

A mudança de rotina quer-se duradoura, portanto vai ser uma experiência longa. Alterar todos os hábitos de um dia para o outro só vai gerar caos e ansiedade, sejam hábitos alimentares, de exercício ou de autocuidado.

Assim, a dica da nutricionista Jacinta Mendes é: procure definir pequenos objetivos, que sejam reais para si e concretizáveis num curto ou médio espaço de tempo. Quando interiorizados, ou concretizados, desafie esses mesmos objetivos ou defina novos.

Organização é a chave

Se o foco da sua rotina é o trabalho, organize os horários das refeições de acordo com isso. Se tem horários definidos, planeie e prepare os lanches para esses momentos para não ficar longos períodos de tempo sem comer. E mesmo que não tenha um horário definido, é importante garantir espaço no seu dia para as refeições.

A rotina mais difícil para muitos: beber água!

Se há pessoas que não passam sem uma garrafa de água por perto, outros só bebem água nas refeições. Segundo a Jacinta, devemos beber entre 1,5L a 2L de água por dia. E uma dica para quem não gosta de água: introduzir chás ou infusões, sem açúcar, na rotina. Sempre será mais interessante e divertido beber água!

Frutas e legumes: o truque

Incluir frutas, legumes e verduras na rotina alimentar é uma dica fundamental! Ao implementar este pequeno cuidado, vai aumentar o consumo de fibra, assim como de vitaminas e minerais, trazendo mais saciedade e ajudando na “eliminação” mais eficaz dos excessos cometidos, por exemplo, nas férias.

Já tem rotina de exercício?

Se não faz exercício de todo, este pode ser um dos pequenos objetivos a implementar. A ideia é gastar energia e promover o desenvolvimento da massa muscular. Sem querer entrar a pés juntos ao criar uma rotina diária de exercício físico, comece com 1 dia por semana e vá aumentando. Faça, por exemplo, uma caminhada.

Se já faz exercício regularmente, vá aumentando o ritmo progressivamente e intercale atividades cardiorrespiratórias com treinos de força.

Estas são 5 simples dicas que a Jacinta aconselha a todos aqueles que queiram criar uma rotina mais saudável ou recuperar de um período longo de menor consistência. Mas se é a motivação e o compromisso que lhe falha, fale com a Jacinta. Certamente poderá ajudá-lo a criar uma rotina totalmente adequada e personalizada a si.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cesto de compras

Sem produtos no cesto.

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter para receber as novidades mais autênticas do mercado. Prometemos não ser maçadores. 😉

A submissão deste formulário não cria uma conta no Feito com Alma. Para criar uma conta deverá fazê-lo em Registar Conta.

Ao clicar no botão “Enviar” confirmo que li e aceito a Política de Privacidade e de Cookies.