A moda sustentável pode ser mais do que uma moda.

A sustentabilidade e a consciência no consumo são tendências. Mas será que conseguimos mudar o paradigma e tornar a moda sustentável?

Moda sustentável e eco-consumidor

Consumo sustentável e eco-consumidor são conceitos que significam uma mudança no paradigma e nos comportamentos de compra. consumo sustentável é, sobretudo, um consumo consciente. O indivíduo, de todas as opções, reflete sobre a compra que vai fazer e opta por aquela que é mais equilibrada entre a satisfação da sua necessidade e o respeito pelo meio ambiente. Se isto for aplicado à moda, conseguimos tornar a moda sustentável.

O eco-consumidor é, sobretudo, consciente. Não compra por impulso. Conhece o que compra e só compra quando precisa.

Sermos sustentáveis no nosso comportamento de consumo passa por:

  • comprar só quando, e se!, realmente precisamos — por vezes conseguimos pedir emprestado ou comprar em 2ª mão, contribuindo para a economia circular;
  • recusar embalagens e plásticos desnecessários;
  • dar prioridade ao consumo a granel;
  • consumir legumes e frutas da época que, ao respeitarem os ciclos naturais, têm um menor impacto ambiental;
  • comprar a pequenos produtores, contribuindo para a economia e comunidade locais e reduzindo o impacto do transporte de mercadorias;
  • e muito mais.

A moda sustentável existe mesmo?

Claro. Até na roupa que vestimos ou oferecemos conseguimos ter um consumo sustentável e ser mais amigos do ambiente. Contrariando o fast fashion, que se define pela produção, consumo e descarte rápidos, o conceito de moda sustentável — ou eco fashion — procura:

  • uma prática de produção com corantes naturais, menos água e menos produtos químicos;
  • a preferência por tecidos de fibras orgânicas, reutilização de tecidos ou reciclagem de materiais;
  • a produção de peças de qualidade e com durabilidade;
  • a consciencialização da real necessidade da compra.

Nem sempre precisamos de usar este rótulo e há produtores locais que, ao fazerem as peças de modo artesanal, acabam por produzir moda sustentável. Tanto a Maria João como as irmãs Ana e Antónia são exemplo disso mesmo.

A Maria João, da Zawadi Handmade Crochet, tem como prioridade o uso de materiais eco friendly e que não impliquem qualquer tipo de crueldade animal. É pelas suas mãos que são produzidos biquínis, tops e saias em crochet.

As irmãs Ana Paula e Antónia, da Malhinhas da Vila procuram sempre materiais nacionais para produzir as suas peças. É com o tricot e o crochet que fazem camisolas, xailes e tops 100% portugueses.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Menu

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter para receber as novidades mais autênticas do mercado. Prometemos não ser maçadores. 😉

A submissão deste formulário não cria uma conta no Feito com Alma. Para criar uma conta deverá fazê-lo em Registar Conta.

Ao clicar no botão “Enviar” confirmo que li e aceito a Política de Privacidade e de Cookies.